Para que um produto ou serviço seja vendido é necessário que os consumidores conheçam sua existência e qualidade. Por esse motivo os modelos de comunicação são tão importantes, porque sem eles a empresa simplesmente não tem a visibilidade que precisa.
Acreditando que serviços de marketing eficientes estão disponíveis apenas para negócios com elevadas verbas, muitos gestores e donos de pequenas e microempresas o deixam de lado. A questão é que essa informação está longe de ser correta, pois existem ferramentas de comunicação eficazes e baratas.
Gostaria de se informar melhor sobre elas? Leia o artigo e descubra os melhores modelos de comunicação para microempreendedores!
No momento de procurar por um determinado profissional, as pessoas tendem a buscar por um especialista em sua área. É verdade que o preço é um fator importante, mas frente a oportunidade de receber os serviços de uma referência no mercado, muitas pessoas não se importam em pagar um pouco mais caro.
Um blog corporativo, elaborado com conteúdos úteis e bem escritos a respeito dos temas com os quais a empresa lida, é uma importante ferramenta para conseguir notoriedade. Isso porque, ao prestar informações que ajudam o consumidor em suas dúvidas, a empresa passa a ser encarada por ele como uma referência.
Além disso, fazendo o uso adequado de técnicas como o SEO e o marketing de conteúdo, o blog é capaz de gerar tráfego para o site da empresa e atrair novos clientes em potencial.
Considerando que os custos são baixos e o retorno é elevado, é fundamental que pequenos e microempresários desenvolvam seus blogs corporativos.
Embora o uso de redes sociais seja extremamente difundido no Brasil e no mundo, boa parte dos empresários ainda subestima o seu poder, considerando-as meras distrações. Ao cometer esse erro, eles simplesmente perdem acesso a um grande número de clientes em potencial.
Assim como no caso do blog corporativo, o uso de redes sociais dá visibilidade a empresa e ajuda sua imagem, abrindo espaço para que o negócio seja encarado como uma referência.
Mas, para esse objetivo ser alcançado, é necessário que os perfis da empresa em redes sociais sejam geridos de modo profissional, com postagens relevantes, planejadas especificamente para criar o engajamento dos usuários.
Portanto, é fundamental que o conteúdo a ser difundido use a linguagem adequada e aborde pontos que, de fato, são de interesse do público que a empresa deseja alcançar.
Um meio eficaz de otimizar o acesso ao site e ao blog da empresa, abrindo espaço até mesmo para uma interação mais profunda e em redes sociais, é aderir aos chamados links patrocinados.
A prática basicamente se resume a pagar para os links da empresa se destacarem em mecanismos de busca, ou para que tenham um alcance maior em redes sociais.
Diferente dos sistemas de propaganda mais tradicionais, que contam com comerciais em redes de TV, por exemplo, a propaganda digital tem custos customizáveis, de modo que o microempreendedor pode configurar o valor máximo.
Portanto, ao fazer uso dos links patrocinados, o pequeno empresário tem a oportunidade de elevar o alcance de sua marca gastando uma quantia de dinheiro que se encaixa em seu orçamento, o que faz deste um dos principais modelos de comunicação para pequenas empresas.
Investir em marketing pode parecer assustador para o microempreendedor, que muitas vezes não conta com muitos recursos e experiência. Mas a verdade é que a prática é acessível e plenamente capaz de aumentar seu número de clientes.